sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

CONTINUAÇÃO: CAPÍTULO 13



Em Joaõ 13:7, disse Jesus: "O que faço não compreendes agora, mais tarde compreenderás".






TODA REVELAÇÃO TEM O SEU TEMPO



Jesus quando andou aqui com os discípulos, ensinava-os acerca do Reino de Deus, mas havia alguns pontos que eles não estavam maduros para compreender.



Segundo o psicólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo é alcançado através de etapas e não é diferente no que se refere às coisas espirituais. Não somente o tempo, mas as experiências favorecem a mudança de uma etapa para outra. Paulo dizia: "Porque quando era menino, falava como menino, e pensava como menino, mas quando cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". (I Coríntios 13:10).



O apóstolo Pedro, no final da sua segunda carta, escreveu: "...crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". (II Pedro 3:18).


Jesus estava diante dos discípulos praticando uma ação que, aos olhos humanos e segundo a lógica dos homens, parecia loucura: o Mestre lavar os pés dos discípulos?!!!



Jesus falou para eles que o que estava fazendo, eles não comprenderiam naquele momento; somente mais tarde, e esse mais tarde, creio eu, se referia à descida do Espírito Santo, pois ele comenta sobre o Espírito logo em seguida, no versículo 20, cabendo ao mesmo nos revelar as profundezas de Deus e aplicar em nós uma nova natureza.



Jesus explica para eles acerca do valor da humildade, da igualdade, da fraternidade; o que eles só vieram a experimentar após a descida do Espírito Santo, experiência crucial para vivermos segundo o espírito, mortificando as obras da carne. (Romanos 8:13)



Concluímos que a submissão ao Espírito é o fator prepoderante para passarmos de uma etapa para outra: de meninos para adultos; de imaturos para maturos, enfim, de carnais para espirituais.
Rosana Assis

Nenhum comentário: