quarta-feira, 22 de junho de 2011

CONTINUAÇÃO: CAPÍTULO 20



ENCONTRO MARCADO






Em João 20:10, disse Jesus:






"Maria!"






Maria Madalena estava muito triste com a morte do Mestre Amado. O seu amor pelo Mestre muitas vezes demonstrado enquanto Ele estava presente, mais uma vez foi expresso quando vai ao túmulo ungir o seu corpo com aromas preparados para este fim.



Grande foi a surpresa ao constatar que o corpo de Jesus ali não estava e, movida pelo desespero, vai avisar a Pedro e João, os quais, ao terem constatado a veracidade do fato, saem de cena para que se consumasse o encontro marcado.



Maria Madalena ali continuou, chorando, talvez pensando em outra alternativa para ter o corpo do Mestre de volta. Questionada pelos seres celestiais, ela, embora atemorizada, ali permaneceu. Mais uma vez foi questionada; dessa feita, por Jesus. Embora ainda encoberto aos seus olhos, e sem se intimidar, ela diz estar disposta a resgatar o corpo do Mestre, virando-se para mais uma vez procurá-lo, quando de repente uma voz ressoa muito além dos seus ouvidos, penetrando no seu coração. Aquela voz já ouvida outras vezes, suave e singular, a chamar pelo seu nome: "Maria!"



Ali estava se cumprindo na vida de Maria Madalena a profecia de Isaías 43:1: "Não temas, eu te remi; chamei-te pelo nome; tu és meu".



Em fração de segundos, todo peso de tristeza, de desespero saiu, dando lugar a uma alegria indizível; um bálsamo de paz e esperança inundou o seu coração. Aquele chamado singular deveria ser correspondido de uma maneira toda especial. Assim, Maria respondeu à altura: "Mestre!"



Nessa invocação está incubida tudo que ela poderia expressar em palavras, se fosse possível, diante de tamanha emoção: " meu Senhor, meu Deus, meu Amo, eis-me aqui; estou pronta para te servir!"



E assim, ela provou em ato essa rendição, saindo ao encontro dos discípulos para cumprir a ordem do Mestre: "Vai e dizes aos meus irmãos...".






Rosana Assis



CONTINUAÇÃO CAPÍTULO 19




DE VOLTA PARA DEUS

Em João 19: 30, disse Jesus:

"Está consumado!"


Este foi o brado do Filho de Deus, que tomou forma de servo e foi obediente até a morte e morte de cruz. A partir daquela hora, a justiça de Deus estava satisfeita; a ira de Deus aplacada; ali estava o começo da nossa vitória, pois a sua morte favoreceu-nos o perdão de Deus, abrindo-nos a porta para a reconciliação, para a volta ao aprisco do Supremo Pastor; nunca mais forasteiros, nunca mais peregrinos sem pátria.



O Evangelho segundo Marcos nos informa que após esse brado de Jesus, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo (Mc 15:37-38). Desde então, voltamos para as festas solenes, para a congregação do Santo, para o Santíssimo Lugar. Estamos livres do opróbio do pecado (Sof. 3:18). O Justo nos justificou, recebendo o louvor do Pai (Sof. 3:17).



"Está consumado!". Agora tornamo-nos agradáveis a Deus, no Amado (Jesus); somos frutos do Seu trabalho penoso (a crucificação).


Diante de toda essa grandeza, essa sucessão de acontecimentos, o que nos resta é correspondermos a tão grande amor, vivendo em conformidade com a Sua Palavra, para o louvor da Sua Glória!




Rosana Assis