sábado, 18 de julho de 2009

CONTINUAÇÃO: CAPÍTULO 18





Em João 18:36 disse Jesus: "Meu reino não é deste mundo."







A ESPERANÇA DO REINO ETERNO


Muitas vezes somos questionados acerca da aparente inércia de Deus diante dos tristes acontecimentos do mundo: guerras, fomes, violências, injustiças etc. E as vezes esquecemos esta afirmação do Mestre: "O meu Reino não é deste mundo". Pois, embora Ele seja Senhor da Terra e do Céu, Satanás ainda tem direito legal concedido pelo próprio homem.



O apóstolo Paulo chegou a dizer, pelo Espírito, que o mundo jaz no malígno e que não ignorava os seus ardis.



Porém, temos motivos para nos alegrar no Senhor porque o Seu Reino está dentro de nós, pois para isto Ele Se manifestou: para destruir as obras do diabo nas nossas vidas e estabelecer o Seu governo de paz. E assim, através da pregação do evangelho, o Reino do Senhor Jesus tem vindo a muitos corações e este Reino vem com uma inefável esperança: a sua volta. Sim, Jesus prometeu voltar para implantar o Seu Reino de justiça e de amor (novo céu e nova terra) e nele não haverá dor, pranto, nem coisa alguma contaminável deste mundo mal.



Por isso, devemos ser pacientes até a volta do Senhor, pois, como disse o apóstolo, "as aflições deste tempo presente não dão para comparar com a glória que nos há de ser revelada." Ele venceu o mundo e nos fez mais que vencedores!






Rosana Assis















domingo, 12 de julho de 2009

CONTINUAÇÃO: CAPÍTULO 17


Em João 17:1, disse Jesus: "Pai, chegou a hora; glorifica a Teu Filho, para que o Filho Te glorifique."




A HORA DA CRUZ



Jesus viveu a hora de Deus desde o seu nascimento até a sua volta ao céu: o seu nascimento foi na plenitude dos tempos (Gal. 4:4); quando estava para manifestar-Se ao mundo através do seu ministério, esperou a hora de Deus para realizar o 1º milagre (João 2:4); quando foi aconselhado pelos seus irmãos a ser um populista, recusou a sugestão (João 7:6), pois Ele sabia que não eram os seus discursos que O tornaria popular, mas o seu ato de amor... e assim chegou a hora da cruz.

Muitos não entendiam, mas a cruz era o caminho da glorificação. Sem cruz não há glória!

Muitas vezes não entendemos o sofrimento e de uma maneira incoerente tentamos queimar etapas, desejando a glorificação sem passarmos pela cruz.

A cruz é símbolo de sofrimento, de renúncia, de humilhação, mas também é o caminho da glorificação (Sl 91:15).

O apóstolo Paulo chegou a dizer que há pessoas que são inimigas da cruz de Cristo (Fil. 3:18) e muitas vezes nos deparamos com crentes que "não aceitam" a hora da cruz; querem ser participantes da glória, mas não do sofrimento do Mestre.

Assim como Jesus, precisamos aceitar a hora de Deus (Ecl. 3), pois assim como Ele nos reservou a hora da cruz, também nos reservou a hora da glorificação aqui na terra em formas de vitória, até chegarmos no céu, onde seremos co-participantes da glória eterna do Senhor (I Pe 5:1), desfrutando da melhor hora a qual será transformada em eternidade.


Rosana Assis

CONTINUAÇÃO: CAPÍTULO 16



Em João 16:33, disse Jesus: "Eu vos disse essas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo, tereis aflições (tribulações), mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo!".
ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA!

Durante a sua conversa com os seus discípulos, o Mestre amado os preparou para enfrentar as adversidades da vida, explicando-os que a vitória já era um fato consumado, porém ela tem o seu dia determinado para se manifestar, fazendo-se necessário ter bom ânimo e aguardar em paz o kairós (tempo exato) do Senhor.

É justamente o comportamento do cristão no intervalo de tempo entre as tribulações e a vitória que vai determinar sua relação com Deus rumo à maturidade cristã.
É impossível passarmos por esta vida, neste mundo tenebroso, sem enfrentarmos adversidades e para estes dias o Senhor Jesus preparou os seus discípulos: "tenham bom ânimo!". E este ânimo vem das palavras seguintes: "eu venci o mundo".
O apóstolo Paulo nas suas cartas despertava os irmãos a se alegrarem no Senhor (Fil. 3:1; I Tess. 5:16). E essa alegria gera a paz que excede todo entendimento (Fil. 4:7); a confiança no impossível (Heb. 11:19); o descanso na tormenta, elevando-nos de fé em fé, de glória em glória.

Não estamos imunes das lutas, das tristezas, das aflições, das decepções, das lágrimas (II Cor. 4:8 e 9), mas nada deste mundo deve tirar o nosso ânimo, apagar a nossa alegria, porque nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor, o qual está em nós e nos trouxe a esperança da glória (Col. 1:27).
Rosana Assis